quinta-feira, dezembro 15, 2011

O que é Solidariedade?


"Então Pedro, aproximando-se dele, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete."
(Mt 18,21-22)


Solidariedade, de imediato, sugere uma atitude de interesse pelo sofrimento do outro. Mas, em sentido próprio, não se confunde com compaixão, com uma comiseração com os males alheios.


Portanto, ser solidário não é só prestar ajuda, uma vez que também implica um compromisso com aquele a quem se se oferece a sua solidariedade.

O sentido mais básico da solidariedade supõe que seja exercida sem discriminação de sexo, raça, nacionalidade, religião ou afiliação política. A única finalidade da solidariedade pode ser o ser humano necessitado. De qualquer forma, o uso do termo ficou desprestigiado diante o abuso do discurso político e do chamado marketing solidário.

A verdadeira solidariedade consiste em ajudar alguém sem receber nada em troca e sem que ninguém saiba. Ser solidário é, na sua essência, ser desinteressado (no sentido em que não se tem segundas intenções). A solidariedade só se move pela convicção de justiça e igualdade.

A solidariedade é, sem dúvidas, a forma mais sublime de alguém expressar o seu amor. Devemos praticá-la em todos os momentos de nossa vida pois a solidariedade não é só material. É feita, acima de tudo, com muito amor, perdão e carinho. Se cada um fizer á sua parte, certamente teremos um futuro melhor para nossas crianças, ensinando o verdadeiro sentido do amor, e cultivando em nós este sentimento tão verdadeiro, que não deve ser lembrado apenas no Natal. Solidariedade deve ser o ano inteiro.


0 comentários:

Postar um comentário